Entre esta terça (17) e quarta-feira (18), acontecerá um eclipse lunar parcial. Desta vez, o espetáculo conta com um toque de ch
arme adicional, já que a protagonista da noite será uma Superlua. Você vai entender o porquê.
Mas, antes disso, vamos conhecer a dinâmica desse grande evento, que será visível por praticamente metade do mundo – incluindo todo o território brasileiro.
O que é um eclipse lunar parcial:
Um eclipse lunar acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que ocorre quando ambas estão alinhadas com o Sol;
Com o planeta localizado entre o satélite e a estrela, sua sombra pode ser projetada sobre a superfície lunar de forma total ou parcial;
Dependendo dessa projeção, o eclipse pode ser classificado como total, parcial ou penumbral.
Em algumas regiões do planeta, o eclipse poderá ser visto do início ao fim, enquanto outras verão apenas parte dele, dependendo do horário em que a Lua nascer ou se pôr em cada localidade.
Conforme podemos verificar no mapa abaixo, as regiões que poderão contemplar o eclipse completo incluem partes do oeste da África e Europa, sul e leste da América do Norte, toda a América do Sul e partes da Antártida. O evento será parcialmente visível em uma vasta área que abrange Europa, África, América do Norte e do Sul, boa parte da Ásia, além dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e ainda áreas do Ártico e Antártica.
Mapa de onde o eclipse lunar parcial de setembro de 2024 será visível. Imagem: InTheSky.org
Confira o cronograma do eclipse lunar (pelo horário de Brasília):
17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;
17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;
17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;
18/09: Fim do eclipse parcial à 00h15;
18/09: Fim do eclipse penumbral à 1h47.
A duração total do eclipse será de quatro horas e seis minutos, com a fase parcial durando uma hora e três minutos.
Cronograma do eclipse lunar parcial de 17 a 18 de setembro de 2024 (no Horário Médio de Greenwich – GMT). Crédito: ©Vito Technology, Inc. via Starwalk Space
De acordo com a plataforma de observação astronômica Starwalk Space, durante o evento, apenas 3,5% da Lua parecerá escurecida, como se um pequeno pedaço tivesse sido arrancado. A maior parte do eclipse será penumbral, ou seja, o disco lunar escurecerá levemente ao passar pela sombra penumbral da Terra, enquanto um “mordisco” escurecido aparecerá em uma borda da Lua ao atravessar a sombra umbral.
Quando a Lua se posiciona totalmente na umbra, ocorre um eclipse lunar total. Já quando somente uma parte dela se encontra na umbra e a outra parte na penumbra, isso caracteriza um eclipse lunar parcial.
No caso do evento desta noite, a Lua estará totalmente imersa na penumbra, portanto, será um eclipse lunar penumbral. Mas, diferentemente dos outros dois tipos, este é um evento extremamente sutil de ser observado.
eclipse lunar eclipse setembro 2024 lua cheia eclipse lunar 17 de setembro de 2024
Comments